Pesquisar
Close this search box.
Balança em quatro situações distintas

Como funciona uma balança em quatro situações distintas?

(One) Um cientista realiza experimentos de medição de massa usando uma balança em quatro situações distintas: em órbita, em queda livre, em descida acelerada e em subida acelerada. Ele registra os seguintes resultados:

1. Em órbita, a balança registra uma massa de 68 kg.

2. Em queda livre, a balança registra uma massa de 0 kg.

3. Em descida acelerada, a balança registra uma massa de 60 kg.

4. Em subida acelerada, a balança registra uma massa de 90 kg.

Com base nessas informações, associe cada situação à explicação correta:

A) a balança registra a massa real do objeto, pois está em queda livre em torno.

B) a balança registra uma massa menor do que a real devido à microgravidade.

C) a balança registra uma massa menor do que a real devido à aceleração para baixo.

D) a balança registra uma massa maior do que a real devido à aceleração para cima.

Selecione a alternativa que associa corretamente cada situação à explicação correspondente:

a) A – 2, B – 3, C – 1, D – 4

b) A – 1, B – 2, C – 4, D – 3

c) A – 2, B – 1, C – 3, D – 4

d) A – 3, B – 4, C – 2, D – 1

e) A – 4, B – 3, C – 1, D – 2

Escolha a alternativa que melhor corresponde às explicações para cada situação de medição de massa.

Resolução 

Essa questão é sobre como a balança em quatro situações distintas mede a força contraria ao Peso de um objeto em diferentes situações de movimento. A balança funciona comparando a força exercida pelo objeto sobre ela com uma força de referência, que pode ser a força elástica de uma mola ou a força reação normal. A massa de um objeto é uma propriedade que não depende do movimento ou da gravidade, mas o peso de um objeto é a força gravitacional que atua sobre ele, e depende da aceleração da gravidade do local².

A medição de massa por meio de uma balança é fundamental em diversas áreas da ciência e da vida cotidiana. No entanto, é importante destacar que a balança não mede diretamente a massa de um objeto, mas sim a força que atua sobre ele, que é o peso. O peso é a resultante da força gravitacional que age sobre o objeto devido à interação gravitacional com um corpo celeste, como a Terra. A magnitude do peso é determinada pela aceleração da gravidade local, que pode variar dependendo da localização na Terra ou de fatores externos, como a altitude.

Vamos analisar cada situação e ver qual explicação é correta:

1. Em órbita, a balança registra uma massa de 68 kg. Letra B.

Nessa situação, o objeto e a balança estão em queda livre em torno da Terra, ou seja, eles estão sob a influência da gravidade, mas não sentem o seu efeito, pois estão em movimento circular com a mesma velocidade angular da Terra. No entanto, a balança registra uma massa diferente de zero, pois ela usa uma força de referência interna para comparar com a força do objeto. Essa força pode ser a força elástica de uma mola calibrada na superfície da Terra, por exemplo. Assim, a balança registra uma massa menor do que a real devido à gravidade ter valor menor quando comparado a superfície terrestre.

2. Em queda livre, a balança registra uma massa de 0 kg. Letra A.

Nessa situação, o objeto e a balança estão em queda livre na direção da Terra, ou seja, eles estão sob a influência da gravidade, e sentem o seu efeito, pois estão em movimento retilíneo com aceleração constante. Isso significa que o peso do objeto é igual à sua massa multiplicada pela aceleração da gravidade. No entanto, a balança registra uma massa igual a zero, pois ela não consegue comparar a força do objeto com nenhuma força de referência. Isso ocorre porque tanto o objeto quanto a balança estão acelerando com a mesma taxa, e não há nenhuma diferença de pressão sobre a balança. Assim, a balança registra a massa real do objeto, pois está em queda livre em torno.

3. Em descida acelerada, a balança registra uma massa de 60 kg. Letra C.

Nessa situação, o objeto e a balança estão em movimento retilíneo com aceleração constante para baixo, ou seja, eles estão sob a influência da gravidade e de uma força externa que os empurra para baixo. Isso significa que o peso do objeto é maior do que sua massa multiplicada pela aceleração da gravidade. No entanto, a balança registra uma massa menor do que a real, pois ela usa uma força de referência interna para comparar com a força do objeto. Essa força pode ser a força elástica de uma mola calibrada na superfície da Terra, por exemplo. Assim, a balança registra uma massa menor do que a real devido à aceleração para baixo.

4. Em subida acelerada, a balança registra uma massa de 90 kg. Letra D.

Nessa situação, o objeto e a balança estão em movimento retilíneo com aceleração constante para cima, ou seja, eles estão sob a influência da gravidade e de uma força externa que os empurra para cima. Isso significa que o peso do objeto é menor do que sua massa multiplicada pela aceleração da gravidade. No entanto, a balança registra uma massa maior do que a real, pois ela usa uma força de referência interna para comparar com a força do objeto. Essa força pode ser a força elástica de uma mola calibrada na superfície da Terra, por exemplo. Assim, a balança registra uma massa maior do que a real devido à aceleração para cima.

A alternativa que contém essas associações da balança em quatro situações distintas é: c) A – 2, B – 1, C – 3, D – 4

Nas quatro situações apresentadas, a balança é utilizada para medir a massa dos objetos, mas os resultados variam devido às diferentes forças atuantes em cada caso.

É importante compreender a distinção entre massa e peso. A massa de um objeto é uma medida intrínseca da quantidade de matéria presente nele e é uma constante universal, não dependendo de onde o objeto está localizado.

Por outro lado, o peso de um objeto é a força gravitacional que age sobre ele, e varia de acordo com a aceleração da gravidade local.

A relação entre massa e peso é dada pela fórmula Peso = Massa x Aceleração da Gravidade.

Você pode gostar de mais!

Autor

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.